Bottletop

BOTTLETOP foi fundada em 2002 por Cameron e Roger Saul com a crença de que as pessoas deveriam poder possuir coisas belas que também deixassem um impacto positivo nas pessoas e no planeta.

Em 2001, Cameron passou nove meses vivendo com uma comunidade indígena nas montanhas do sudeste de Uganda. Inspirado pela beleza do artesanato africano, ele voltou com uma bolsa feita de tampinhas recicladas e o desejo de usar design sustentável para apoiar artesãos locais e arrecadar fundos para programas de educação em saúde.

Ele e seu pai, Roger, fundador da Mulberry, adaptaram o design, adicionando um forro de couro feito de restos de material. Lançaram a bolsa como peça central da campanha MULBERRY x BOTTLETOP, que gerou conscientização global e fundos para a prevenção do HIV/AIDS por meio da educação. O Secretário-Geral da ONU Kofi Annan e o ex-presidente dos EUA Bill Clinton escreveram cartas de apoio a Cameron, endossando essa abordagem inicial de impacto social por meio do artesanato.

A bolsa BOTTLETOP tornou-se um design de sucesso global para a Mulberry, gerando meios de subsistência para artesãos na África e estabelecendo o modelo BOTTLETOP para promover impacto através do design.

BOTTLETOP então aplicou essa receita de colaboração intercultural à música com o álbum Sound Affects Africa, que traz afrobeat raro dos anos 1970 da Nigéria e Gana e remixes de artistas eletrônicos como Bonobo e Quantic. Os lucros apoiaram projetos de educação em saúde no Quênia, Ruanda e Zimbábue.

Oliver Wayman, então scout da Island Records, uniu-se à BOTTLETOP em 2005 para apoiar o lançamento do álbum e do sucessor Sound Affects Brazil, em parceria com Mr Bongo Records. Isso levou a BOTTLETOP ao Brasil, onde Cameron e Oliver conheceram Luciano Dos Santos, de Itapuã, Salvador, e descobriram uma técnica de artesanato onde mulheres locais teciam anéis de alumínio reciclado.

Eles logo perceberam o potencial desse tecido leve de corrente reciclada para apoiar habilidades e meios de subsistência para mulheres da comunidade local, lideradas por Luciano.

A partir de 2008, a BOTTLETOP apresentou coleções em Londres e Paris, vendendo para algumas das principais lojas de moda e design do mundo. Iain Renwick, ex-CEO da Liberty, juntou-se à BOTTLETOP como Presidente em 2009.

O desenvolvimento do programa de Couro Zero Desmatamento, em parceria com a National Wildlife Federation no Brasil, foi essencial para conscientizar o público sobre o impacto da pecuária na floresta tropical. Esse programa levou à criação da marca registrada da BOTTLETOP, a trama Mistura, uma mistura de couro e metal desenvolvida com o ex-diretor criativo da LVMH, Vincent Du Sartel, em Paris.

Seguiram-se projetos de alto nível nas áreas de música e artes contemporâneas. A série de arte contemporânea BOTTLETOP Full Circle de exposições e leilões em apoio à Fundação BOTTLETOP ocorreu a partir de 2009 no Roundhouse, Phillips de Pury e nas galerias Victoria Miro, com obras de artistas icônicos como Rachel Whiteread, Vik Muniz, Adriana Varejão, Ernesto Neto, Chris Ofili, Yayoi Kusama e Peter Doig.

Em 2011, foi formada a All-Star BOTTLETOP Band. Artistas do Reino Unido e Brasil - incluindo Arctic Monkeys, Libertines, VV Brown, Eliza Doolittle, Gruff Rhys, Fink, Kassin, Domenico, Rodrigo Amarante, Moreno Veloso e muitos outros - colaboraram no álbum Dream Service, produzido por Maric C em Los Angeles.

Uma colaboração de longo prazo com o icônico designer de Nova York Narciso Rodriguez foi lançada em Nova York em 2014, com Candice Swanepoel como rosto da marca. Esse projeto apresentou designs mais estruturados, expandindo o ateliê da BOTTLETOP em Salvador. Swanepoel tornou-se a face da BOTTLETOP.

Em 2015, a BOTTLETOP colaborou com a DKNY em uma coleção cápsula feita no ateliê de Salvador, exibida na última temporada de Donna Karan em NY.

A BOTTLETOP foi encarregada de criar figurinos para artistas e dançarinos para a cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio em 2016. A supermodelo Laís Ribeiro tornou-se o rosto da marca.

Em 2017, abriu sua loja principal na Regent Street, Londres – a primeira loja do mundo impressa em 3D com plástico reciclado.

Após três anos de desenvolvimento, a campanha #TOGETHERBAND foi lançada em parceria com a Fundação da ONU em Londres no Dia da Terra de 2019, para promover os 17 ODS. A campanha convida as pessoas a escolherem uma pulseira na cor do ODS de sua escolha e agirem em apoio ao seu alcance.

Os fechos das pulseiras são feitos de metal reciclado de armas confiscadas e o fio é feito de plástico oceânico reciclado da Parley Ocean Plastic. A produção das pulseiras 'Classic' e 'Mini' é feita por mulheres resgatadas das ruas e do tráfico humano, em colaboração com ONGs como Maiti e Rokpa em Kathmandu, Nepal, e Projeito Arrastao em São Paulo.

Em resposta à pandemia de COVID-19, a campanha lançou #TOGETHERLIVE Brazil em dezembro de 2020 com o icônico músico Seu Jorge, focando no Objetivo 6: Água Limpa e Saneamento.

Em dezembro de 2021, foi lançada a campanha e coleção Don't Choose Extinction em parceria com o PNUD na Art Basel de Miami, destacando a importância de abandonar combustíveis fósseis.

A #TOGETHERBAND criou um ateliê na Amazônia em 2022 com a comunidade indígena Yawanawá para destacar o "Marco Temporal". Apoiada por figuras indígenas e internacionais, incluindo Txai Surui, David Beckham, Rodrigo Santoro, Célia Xakriabá e Alok, a campanha buscou proteger terras indígenas.

Até hoje, a #TOGETHERBAND gerou mais de 10 bilhões de impressões com mais de 1000 embaixadores globais e promoveu mais de $2 milhões em impacto através de seus projetos:

  • 45.950 Árvores Plantadas
  • 22.656 Carbono Capturado
  • 38,7 Hectares Reflorestados
  • 173.137 Refeições Doada
  • 155.207 kg de Plástico Oceânico Removidos
  • 1 tonelada de Armas Ilegais Confiscadas
  • 253.769 Horas de Trabalho Artesanal
  • 55.000 Protetores Faciais Médicos Doado
  • Mais de $2 milhões doados a projetos que promovem os 17 ODS.

Linha do Tempo da Marca:

2002: Fundação da BOTTLETOP

2002: Campanha BOTTLETOP Mulberry

2005: Álbum e coleção BOTTLETOP Sound Affects Africa

2007: Álbum e coleção BOTTLETOP Sound Affects Brazil

2009: Exposição de Arte Contemporânea BOTTLETOP Full Circle, RoundHouse, Londres

2010: Exposição de Arte Contemporânea BOTTLETOP Full Circle, Philips De Pury, Londres

2011: Álbum BOTTLETOP BAND

2011: Exposição de Arte Contemporânea BOTTLETOP Full Circle, Philips De Pury, Londres

2012: Estabelecimento do Ateliê BOTTLETOP, Salvador, Brasil

2012: Coleção de Couro Sem Desmatamento BOTTLETOP Zeo com Vincent Du Sartel

2013: Exposição de Arte Contemporânea BOTTLETOP Full Circle, Victoria Miro, Londres

2013: Desenvolvimento do Trançado Misura com metal reciclado e couro zero desmatamento

2014: Candice Swanepoel se torna Rosto e Embaixadora da Marca BOTTLETOP

2014: Lançamento da Colaboração BOTTLETOP ❤️ Narciso Rodriguez; Galeria Sikkema Jenkins NY, Victoria Miro, Londres

2015: Coleção ‘Art On Canvas’ da BOTTLETOP com a artista contemporânea Wangechi Mutu, feita à mão no Quênia. Eventos de lançamento em NY no Gramercy Park Hotel e em Londres na Frieze Art Fair com Lily Cole

2015: Lais Ribeiro se torna Rosto e Embaixadora da Marca BOTTLETOP

2015: Lançamento da Colaboração BOTTLETOP ❤️ DKNY, Londres & NY

2016: Pop-up BOTTLETOP, Regent St, Londres

2016: Pop-up BOTTLETOP, NY

2016: Coleção ‘Art On Canvas’ da BOTTLETOP com o artista contemporâneo Idris Khan, feita à mão no Quênia. Evento de lançamento em NY e Pop-up com Armory Art Fair

2016: BOTTLETOP é comissionada para desenhar figurinos para os artistas e dançarinos nas Olimpíadas do Rio

2017: BOTTLETOP lança a primeira loja do mundo impressa em 3D com plástico reciclado na Regent St, Londres

2018: Pop-up BOTTLETOP, Dallas, EUA

2019: Lançamento da campanha #TOGETHERBAND pela BOTTLETOP com a UN Foundation. Eventos e ativações #TOGETHERBAND realizados em Londres, MECA Brasil, Art Basel, UNGA NY, Art Basel Miami, Fashion Awards Londres, Conferência Greater China, Xangai

2019: Pop-up BOTTLETOP, Hong Kong, K11 Musea

2020: BOTTLETOP anuncia Halima Aden como Rosto e Embaixadora da Marca

2020: #TOGETHERBAND lança o #TOGETHERFUND em resposta à pandemia de COVID e #TOGETHERLIVE Brasil, apoiando o Objetivo 6: Água Limpa e Saneamento com UN Global Compact e Reckitt

2021: Lançamento do #TOGETHERWEAR e #TOGETHERLIVE México, apoiando o Objetivo 6: Água Limpa e Saneamento com Cruz Vermelha e Reckitt

2022: Lançamento da colaboração de Energia Limpa #TOGETHERBAND com a artista Morag Myerscough com bandeiras em Oxford St e Piccadilly

2022: Grande Pop-up #TOGETHERBAND na Regent St – ocupando metade do edifício da Burberry HQ

2022: Inauguração do ateliê #TOGETHERBAND na Floresta Amazônica com a comunidade indígena Yawanawá. Primeiros designs de bolsas feitas de resíduos alimentares lançados na Milan Fashion Week

2022: Colaboração BOTTLETOP x Prabal Gurung

2022: Alessandra Ambrosio se torna o novo rosto e Embaixadora da Marca BOTTLETOP

2023: Campanha e parceria #TOGETHERBAND Discover The Cosmos com a Airbus

2023: Colaboração #TOGETHERBAND Pride com a Maserati MSG Formula E Racing Team

2023: Coleções BOTTLETOP & #TOGETHERBAND apresentadas ao Rei Carlos III em Paris

2024: Campanha e Coleção #TOGETHERBAND x SMILEY Radical Optimism For A Healthy Planet