A HISTÓRIA DO BOTTLETOP E #TOGETHERBAND
A BOTTLETOP foi fundada em 2002 por Cameron e Roger Saul com a crença de que as pessoas deveriam poder possuir coisas bonitas que também deixassem um impacto positivo nas pessoas e no planeta.
Em 2001, Cameron passou nove meses vivendo com uma comunidade indígena nas montanhas do sudeste de Uganda. Inspirado pela beleza do artesanato africano, ele voltou com uma bolsa feita de tampas de garrafa recicladas e com o desejo de usar o design sustentável para apoiar artesãos locais e arrecadar fundos para programas de educação em saúde.
Ele e seu pai Roger, fundador da Mulberry, ajustaram o design; acrescentando um forro de couro feito com sobras de materiais. Eles lançaram a bolsa como peça central da campanha MULBERRY x BOTTLETOP, que aumentou a conscientização global e arrecadou fundos para apoiar a prevenção do HIV/AIDS por meio da educação. O Secretário-Geral da ONU Kofi Annan e o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton enviaram cartas de apoio a Cameron, endossando essa abordagem pioneira para promover impacto social por meio do artesanato.
A bolsa BOTTLETOP tornou-se um design campeão de vendas mundialmente para a Mulberry, gerando meios de subsistência para artesãos locais na África e estabelecendo o modelo BOTTLETOP para promover impacto através do design.
A BOTTLETOP então aplicou sua receita de colaboração intercultural à música com o álbum "Sound Affects Africa", que apresenta afrobeat raro da Nigéria e Gana dos anos 1970, além de remixes de artistas eletrônicos como Bonobo e Quantic. Os lucros apoiaram projetos de educação em saúde no Quênia, Ruanda e Zimbábue.
Oliver Wayman estava trabalhando como olheiro para a Island Records e se juntou à BOTTLETOP em 2005 para apoiar o lançamento do álbum e o sucessor "Sound Affects Brazil" em parceria com a Mr Bongo Records. Isso levou a BOTTLETOP ao Brasil, onde Cameron e Oliver conheceram Luciano Dos Santos, de Itapuã, Salvador, e descobriram uma técnica artesanal com mulheres locais tecendo lacres de alumínio reciclado.
Eles ficaram imediatamente entusiasmados com esse tecido leve de malha reciclada e perceberam o potencial de desenvolvê-lo de diferentes maneiras, utilizando-o para apoiar as habilidades e meios de subsistência das mulheres da comunidade local, lideradas por Luciano.
A partir de 2008, a BOTTLETOP apresentou coleções sazonais em Londres e Paris, vendendo para muitos dos principais varejistas de moda e lojas de design do mundo. O ex-CEO da Liberty, Iain Renwick, juntou-se à BOTTLETOP como Presidente em 2009.
O desenvolvimento do programa de Couro Zero Desmatamento em parceria com a National Wildlife Federation no Brasil foi fundamental para o trabalho da BOTTLETOP em aumentar a conscientização pública sobre o impacto da pecuária na floresta amazônica. Isso levou ao desenvolvimento da assinatura da BOTTLETOP, a trama Mistura, uma combinação artesanal de couro e metal desenvolvida em parceria com o ex-Diretor Criativo da LVMH, Vincent Du Sartel, em Paris.
Seguiram-se projectos criativos de alto perfil nas áreas da música e das artes contemporâneas. A série de arte contemporânea BOTTLETOP Full Circle, com exposições e leilões em apoio à Fundação BOTTLETOP, teve início em 2009 nas galerias Roundhouse, Phillips de Pury e Victoria Miro, e apresentou obras de artistas icônicos como Rachel Whiteread, Vik Muniz, Adriana Varejão, Ernesto Neto, Chris Ofili, Yayoi Kusama e Peter Doig, entre muitos outros.
Em 2011, a All-Star BOTTLETOP Band foi formada. Artistas de destaque do Reino Unido e do Brasil — incluindo Arctic Monkeys, Libertines, VV Brown, Eliza Doolittle, Gruff Rhys, Fink, Kassin, Domenico, Rodrigo Amarante, Moreno Veloso e muitos outros — colaboraram no álbum Dream Service, uma obra original da BOTTLETOP, produzida por Maric C em Los Angeles.
Uma colaboração de longo prazo entre a BOTTLETOP e o icônico designer nova-iorquino Narciso Rodriguez foi lançada em Nova York em 2014 na galeria Sikkema Jenkins, com a presença de Anna Wintour, Candice Swanepoel, Gigi Hadid, Emily Ratajkowski e Clare Danes, e recebeu o prêmio Green Carpet Challenge da Eco Age. A parceria introduziu designs mais estruturados e a aplicação da trama Mistura da BOTTLETOP em painéis, além de expandir o ateliê da BOTTLETOP em Salvador. Candice Swanepoel tornou-se a face da BOTTLETOP.
Em 2015, a BOTTLETOP colaborou com a DKNY em uma coleção cápsula de designs produzidos no ateliê de Salvador, apresentados na passarela em Nova York na última temporada e desfile da icônica designer Donna Karan.
A BOTTLETOP foi contratada para projetar fantasias para artistas e dançarinos para a cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016, no Rio de Janeiro, e a supermodelo brasileira do Piauí, Lais Ribeiro, se tornou o rosto da BOTTLETOP.
A BOTTLETOP colaborou com os renomados artistas contemporâneos Wangechi Mutu e Idris Khan em coleções cápsula de edição limitada, como parte da série Art On Canvas. Estampadas à mão em serigrafia em Nairobi, Quênia, e detalhadas com metal reaproveitado de peças de carros.
Em dezembro de 2017, foi inaugurada a loja conceito da BOTTLETOP na Regent St, a primeira loja do mundo impressa em 3D e sem desperdício, feita com plástico reciclado.
Após três anos de desenvolvimento, a BOTTLETOP lançou a campanha sem fins lucrativos #TOGETHERBAND em parceria com a Fundação da ONU em Londres, no Dia da Terra de 2019, com a missão de gerar conscientização global e ação em apoio aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por meio da criatividade e da cultura. No coração da campanha está um convite para que as pessoas escolham uma pulseira na cor do Objetivo da ONU que mais ressoe com seus corações e tomem ações em apoio ao cumprimento desse objetivo.
Os fechos das pulseiras são feitos do metal reciclado e premiado Humanium, obtido de armas de fogo apreendidas, ajudando jovens a se afastarem da violência em El Salvador. O fio é feito de Plástico do Oceano Parley, coletado das costas das Maldivas.
A confecção das pulseiras 'Classic' e 'Mini' é realizada por mulheres resgatadas das ruas e do tráfico de pessoas pelas ONGs Maiti e Rokpa em Kathmandu, Nepal, e pelo Projeto Arrastão, que apoia comunidades da periferia de São Paulo.
Em dezembro de 2020, em resposta à pandemia de COVID-19, o #TOGETHERBAND realizou o '#TOGETHERLIVE Brazil', um show com o icônico artista Seu Jorge, para espalhar a conscientização sobre a importância de lavar as mãos e o distanciamento social para prevenir a propagação da pandemia de COVID-19, que estava causando devastação no Brasil. O show foi apresentado por Samantha Shmutz e contou com mensagens em vídeo de ícones brasileiros e embaixadores do #TOGETHERBAND, como Caua Reymond, Sasha Menghel, Alessandra Ambrosio, Lais Ribeiro e Bruno Gagliasso, entre muitos outros. O concerto focou no Objetivo 6 da ONU: Água Potável e Saneamento e arrecadou fundos para estações de lavagem de mãos e higiene em Belo Horizonte e São Paulo.
O #TOGETHERLIVE Mexico aconteceu em março de 2021 com a banda líder REIK, apoiada por embaixadores mexicanos de todo o espectro cultural, arrecadando fundos para apoiar a criação de um hospital de campanha temporário e estações de higiene no Central de Bastos, o maior mercado de alimentos que serve mais de 500.000 pessoas mexicanas diariamente, que se tornou um ponto crítico do vírus.
O #TOGETHERBAND colaborou com a artista britânica Morag Myerscough para promover a importância da energia limpa com bandeiras feitas de plástico oceânico reciclado nos canais de Glasgow durante a COP26 em 2021. As bandeiras seguiram até Oxford St, Regent St e Piccadilly Circus com suas ousadas declarações artísticas de ação: 'VENTO', 'SOL' e 'AR'.
Em dezembro de 2021, o #TOGETHERBAND lançou a campanha e coleção 'Don't Choose Extinction' em parceria com o UNDP na Art Basel de Miami, com o artista de rua brasileiro Speto. Baseado no filme em que Frankie, o dinossauro, faz um discurso na ONU convidando o mundo a parar de usar combustíveis fósseis, a campanha 'Don't Choose Extinction' teve como objetivo engajar o mundo em uma mensagem universal para acabar com o uso de combustíveis fósseis.
Feitas à mão na floresta amazônica com sementes de açaí, fio de Plástico do Oceano Parley e metal reciclado de armas de fogo ilegais Humanium, o #TOGETHERBAND lançou seus #TOGETHERBANDs Amazonia em parceria com a comunidade indígena Yawanawá no Dia da Terra em 2022. A campanha teve como foco a conscientização e prevenção do 'Marco Temporal', que tem o objetivo de tornar inviável a demarcação de mais de 800 terras indígenas não oficialmente reconhecidas e gerar dúvidas sobre todas as outras terras indígenas que foram reconhecidas legalmente pelo Estado brasileiro nas últimas décadas. A campanha foi apoiada por líderes indígenas e figuras locais e internacionais de todo o espectro cultural, incluindo Txai Surui, David Beckham, Rodrigo Santoro, Celia Xakriaba, Alok, Bella Gil e muitos outros.
Em setembro de 2022, a BOTTLETOP lançou uma coleção cápsula de acessórios e bolsas com o designer nepales Prabal Gurung. A supermodelo Alessandra Ambrosio se tornou o rosto e embaixadora da marca BOTTLETOP.
Em maio de 2023, foi lançada a campanha Discover The Cosmos, uma colaboração entre o #TOGETHERBAND e a Airbus, com designs feitos pela primeira vez a partir de satélites reciclados e espaçonaves conhecidos como Spacecraft Honeycomb. A campanha contou com astronautas e cientistas da NASA falando sobre a importância da educação STEAM (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) para mulheres e pessoas de origens desfavorecidas.
Em junho de 2023, o #TOGETHERBAND lançou uma colaboração de Pride com a Maserati MSG.
Durante a London Climate Week, em junho de 2024, o #TOGETHERBAND lançou sua coleção e campanha 'Radical Optimism For A Healthy Planet' em colaboração com Smiley, com ativistas e defensores como Alice Aedy e Isabella Noero do Earthrise, Sierra Quitiquit do Time For Better, Kevin Patel do One Up, Dilys Williams da London College of Fashion, Isaias Hernandez do Queer Brown Vegan, Kalpana Arias do Nowadays on Earth e Christabel Reed do Earthed.
Até hoje, a campanha #TOGETHERBAND gerou mais de 10 bilhões de impressões, com mais de 1000 embaixadores de todo o mundo, incluindo ícones da moda, música, esportes e cinema, cientistas, astronautas, jovens e líderes indígenas.
O #TOGETHERBAND entregou mais de $2 milhões de impacto por meio de seus projetos beneficiários e parceiros de impacto:
- 45.950 árvores plantadas
- 22.656 toneladas de carbono capturadas
- 38,7 hectares reflorestados
- 173.137 refeições doadas
- 155.207 kg de plástico do oceano retirados
- 1 tonelada de armas ilegais retiradas
- 253.769 horas de trabalho artesanal
- 55.000 protetores faciais médicos doados
- Mais de $2 milhões doados para projetos que avançam os 17 Objetivos da ONU
Linha do Tempo da Marca:
2002: Fundação da BOTTLETOP
2002: Campanha Mulberry BOTTLETOP
2005: Álbum e coleção BOTTLETOP Sound Affects Africa
2007: Álbum e coleção BOTTLETOP Sound Affects Brazil
2009: Exposição de Arte Contemporânea BOTTLETOP Full Circle, RoundHouse, Londres
2010: Exposição de Arte Contemporânea BOTTLETOP Full Circle, Philips De Pury, Londres
2011: Álbum BOTTLETOP BAND
2011: Exposição de Arte Contemporânea BOTTLETOP Full Circle, Philips De Pury, Londres
2012: Criação do Atelier BOTTLETOP, Salvador, Brasil
2012: Coleção BOTTLETOP Zeo Deforestation Leather com Vincent Du Sartel
2013: Exposição de Arte Contemporânea BOTTLETOP Full Circle, Victoria Miro, Londres
2013: Desenvolvimento da Misura Weave de metal reciclado e couro sem desmatamento da BOTTLETOP
2014: Candice Swanepoel se junta como rosto e embaixadora da marca BOTTLETOP
2014: Lançamento da colaboração BOTTLETOP (coração) Narciso Rodriguez; Sikkema Jenkins Gallery NY, Victoria Miro, Londres
2015: Coleção BOTTLETOP 'Art On Canvas' com a artista contemporânea Wangechi Mutu, feita à mão no Quênia. Eventos de lançamento em NY no Gramercy Park Hotel e em Londres na Frieze Art Fair com Lily Cole.
2015: Lais Ribeiro se junta como rosto e embaixadora da marca BOTTLETOP
2015: Lançamento da colaboração BOTTLETOP (coração) DKNY, Londres e NY
2016: Pop-up BOTTLETOP, Regent St, Londres
2016: Pop-up BOTTLETOP, NY
2016: Coleção BOTTLETOP 'Art On Canvas' com o artista contemporâneo Idris Khan, feita à mão no Quênia. Evento de lançamento em NY e Pop-up na Armory Art Fair.
2016: BOTTLETOP comissionada para desenhar fantasias para performers e dançarinos nas Olimpíadas do Rio
2017: Lançamento da primeira loja do mundo feita com plástico reciclado impresso em 3D da BOTTLETOP na Regent St, Londres
2018: Pop-up BOTTLETOP, Dallas, EUA
2019: Lançamento da campanha #TOGETHERBAND da BOTTLETOP com a UN Foundation. Eventos e ativações #TOGETHERBAND realizados em Londres, MECA Brasil, Art Basel, UNGA NY, Art Basel Miami, Fashion Awards Londres, Greater China Conference, Xangai
2019: Pop-up BOTTLETOP, Hong Kong, K11 Musea
2020: BOTTLETOP anuncia Halima Aden como rosto e embaixadora da marca
2020: Lançamento do #TOGETHERFUND da #TOGETHERBAND em resposta à pandemia de COVID e #TOGETHERLIVE Brasil, apoiando o ODS 6: Água Potável e Saneamento com o Pacto Global da ONU e Reckitt
2021: Lançamento do #TOGETHERWEAR e #TOGETHERLIVE México, apoiando o ODS 6: Água Potável e Saneamento com a Cruz Vermelha e Reckitt
2022: Lançamento da colaboração Clean Power da #TOGETHERBAND com a artista Morag Myerscough com bandeiras na Oxford St e Piccadilly
2022: Grande pop-up #TOGETHERBAND na Regent St - metade do edifício da sede da Burberry
2022: Abertura do atelier #TOGETHERBAND na Amazônia com a comunidade indígena Yawanawá. Lançamento dos primeiros designs de bolsas feitas de resíduos alimentares na Semana de Moda de Milão.
2022: Colaboração BOTTLETOP x Prabal Gurung
2022: Alessandra Ambrosio se junta à BOTTLETOP como nova rosto e embaixadora da marca
2023: Campanha #TOGETHERBAND Discover The Cosmos e parceria com a Airbus
2023: Colaboração #TOGETHERBAND Pride com a Maserati MSG Formula E Racing Team
2023: Coleções BOTTLETOP & #TOGETHERBAND apresentadas ao Rei Charles III em Paris
2024: Campanha e Coleção #TOGETHERBAND x SMILEY Radical Optimism For A Healthy Planet